segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Salada Conserva de Jiló



Olá!!Meus queridos amigos blogueiros!!Talvez fique um pouco ausente esses dias...O computador vai pro conserto , pois resolveu dar tiltes..kkkk, mas não vai demorar é só configuração...Vamos então ao assunto principal, a receita de hoje..hehehe.
Sei, sei tem muita gente que detesta um jilózinho.Aqui em casa os adultos gostam bastante. Confesso à vocês que comecei a comer jiló com uns 15 anos e desde então fui me familiarizando com o tal.Vi essa conserva no blog Cozinha é Poesia passem por lá, pois só tem delícias, não resisti e resolvi experimentar.
Ficou maravilhosa!! Gostei bastante!! É como a Cherry disse, com o passar dos dias fica cada vez melhor.

Ingredientes:

500 grs de jiló
250 ml de água
250 ml de vinagre de vinho branco – ou outro que seja claro
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho cortados em lâminas
½ pimenta dedo de moça sem as sementes picada
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 ou 2 folhas de louro
Sal a gosto

Preparo

Depois de bem higienizados corte cada jiló ao meio no sentido do comprimento. Leve uma panela com água ao fogo e deixe até ferver, junte então o jiló e cozinhe até que fique macio, porém ainda firme. Escorra e passe-os por água gelada para interromper o cozimento e para que voltem a ter uma bonita cor verde. Escorra novamente e passe-os para um recipiente que tampe bem e reserve.
Leve ao fogo em outra panela a água, o vinagre, as folhas de louro, o alho e sal a gosto. Quando atingir o ponto de fervura marque 2 minutos, desligue e aguarde esfriar. Junte então o azeite, a pimenta picada e orégano, misture e despeje o molho sobre o jiló. Mexa delicadamente, tampe bem e deixe repousar pelo menos 12 horas antes de servir.

Dicas da Cherry:

_ Com o passar dos dias a salada conserva de jiló vai ficando cada vez melhor, mas se tiver pressa em servi-la procure prepará-la da manhã para a noite ou vice-versa.

__ Se não for consumi-la toda de uma só vez, retire apenas a porção que desejar. E evite levar a salada que sobrou da refeição de volta ao recipiente onde ela está armazenada.

__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Beijinhos e uma linda e maravilhosa semana à todos..

5 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Acredita que ainda não provei jiló????

bjssssss e boa semana!

Tânia disse...

Engraçado que eu também não tenho hábito de jilós....já vi várias receitas interessantes, inclusive doce, que estão na minha lista para provar....esta vai ser uma delas..
Beijinhos

Rachel disse...

Rosana, adoro jiló, dia desses postei uma receita que tinha chips de jiló de acompanhamento.
Essa receita não conhecia, me parece que fica muito gostosa, né?!
Vou experimentar mais essa versão para esse amarguinho gostoso...rs!
Bjuss!!!

Tatiana disse...

Confesso que não sou fã, mas fiquei curiosa porque amo conservas. Vou experimentar, quem sabe né?
Bjs

Priscila disse...

Tem Jilo sempre nos restaurantes por kg por aqui eu nunca pego... Mas olhando o seu, vc me convenceu de garfar. Que meus filhos, não leiam isso... (rs). Bj Pri